segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO

Em breve postaremos informações sobre a programação do festival que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de Outubro/2010, fiquem atentos.

Festa da Primavera * Arte e Cultura


UM POUCO SOBRE O FESTIVAL

A Festa da Primavera é um projeto de intenção sócio cultural e ambiental. Ele acontece há 23 anos bienalmente, no mês de setembro, dando início a primavera. Sendo duas décadas de realização, pondo em vigor seus objetivos, acrescentando outros sempre, recuperando, respeitando e cultivando a natureza e a cultura. O festival tornou a população local em potencial. Mais uma vez aproveitaremos a abertura do evento para oferecer a oportunidade gregária, de conviver em sociedade consciente envolvendo noções de auto-estima e auto-conceito, e o incentivo a busca incessante por informação conhecimento e formação. 

A festa iniciou o reflorestamento das nascentes do distrito, muitas delas corriam o risco de secarem devido ao desmatamento; reflorestamento do bairro da chapada, que por sua vez, sem ser planejado, foi devastado e mal loteado. Tudo isso é conseqüência da falta de informação e de conscientização de parte da população. Por isso a Festa da Primavera oferece oficinas e palestras de profissionais e estudantes da área da permacultura e bioconstrução, para conscientizar, alertar e direcionar as ações de recuperação e cultivo dessas áreas. Essas informações também chegam à escola da cidade tendo a participação maciça dos alunos, em parceria com os profissionais, no momento de plantio de mudas.
Lixeiras foram instaladas em vários bairros da cidade, possibilitando a limpeza da cidade, mantendo a estética para habitante e turistas. Deu-se inicio ao projeto de tratamento de dois terminais de esgotos que deságuam no Córrego da Prata, um afluente do Rio das Velhas, em parceria com o projeto Manuelzão.
Desde o início, a festa da primavera contou com grandes nomes do circo, teatro e música, alguns conhecidos internacionalmente, como o Grupo Galpão, o Trampulim, Encaixa-couro, Giramundo, Berimbrown entre outros vários. A festa também inclui grupos novos, incentivando a arte mineira e do mundo.

O  projeto é realizado, produzido e montado por moradores e amigos voluntários que se orgulham de em mais uma edição, conscientizar e enriquecer culturalmente toda a comunidade local, que em contato com o evento, criam com suas famílias respeito pela natureza e pelo próximo, melhorando a qualidade de vida.